Atividades

Como se constrói uma notícia?

Planificação de atividade de análise de notícias para compreensão das suas regras de construção.

Comparação das conceções dos alunos sobre o que é uma notícia com o conteúdo de um artigo de um jornal online sobre redação de notícias. Síntese pelos docentes das características da linguagem da notícia e das 5 perguntas fundamentais a que o lide dá resposta (quem?; o quê?; onde?; quando?; porquê?).

Análise, pelos alunos, de notícias de jornais online e identificação, em cada uma delas, das respostas dadas às 5 perguntas do lide.

Além da planificação detalhada dos vários momentos, inclui a ligação para jornais online.

Disponibilizada pela Rede de Bibliotecas Escolares.

25/06/2021
Língua
Português
Área
Conhecimento e compreensão
Pesquisa e análise
Nível de escolaridade
2.º Ciclo
Etiqueta(s)
Análise de conteúdos
Funções do jornalismo
Géneros jornalísticos