Adoro jogar!
Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.
Breve levantamento das atividades que os alunos gostam de fazer nos seus tempos livres; conversa com os alunos que preferem jogar com vista à identificação das causas deste gosto.
Divisão a turma em dois grupos, cada um dos quais irá defender, em role-playing, uma das seguintes posições: Os videojogos são tão divertidos que devemos jogar sempre que nos apetece | Os videojogos são prejudiciais, porque nos tiram tempo para fazer outras atividades interessantes. Subsequente organização de um debate, levando à compreensão dos aspetos positivos e negativos dos videojogos.
Posteriormente, discutir e registar estratégias para evitar o excesso de tempo passado a jogar.
Disponibiliza-se a planificação detalhada dos vários momentos.
Proposta de atividade apresentada pela Rede de Bibliotecas Escolares.