A Operação 7 dias com os Media está de volta!
Entre 3 e 9 de maio de 2022, a operação 7 Dias com os Media chega à sua 10.ª edição, renovando o convite à participação de todos os que nessa semana queiram registar, partilhar e participar em projetos e iniciativas que contribuam para melhorar a forma como nos relacionamos com/através dos media.
Tendo por base o atual contexto, bem como as experiências e aprendizagens de uma pandemia ainda ativa, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), enquanto promotor da operação, na edição de 2022 decidiu destacar a temática “Eu, as Redes Sociais e os Media: que relação é esta?”, em torno da qual propõe os seguintes tópicos para reflexão, debate e partilha de iniciativas:
- Nós e os media – o que mudou ou não nesta relação?
- Estar online e o bem-estar digital
- As redes sociais e os mundos que as suas imagens constroem
Estas são apenas sugestões. Continua a ser possível a partilha de materiais e atividades sobre outras temáticas relacionadas com o universo dos media, desde que relacionadas com os objetivos desta iniciativa que, simbolicamente, desde 2013, tem arranque no dia 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
O ponto de encontro virtual da operação é no endereço https://7diascomosmedia.gilm.pt/ . Aí é possível esclarecer todo o tipo de informações úteis, conhecer iniciativas registadas em edições anteriores, os projetos/iniciativas que fizerem o seu registo este ano, aceder a recursos úteis, falar com a organização e, é claro registar iniciativas/projetos.
As regras para participar também são conhecidas de anteriores edições:
- Quem pode participar?
Todos os interessados em desenvolver projetos/atividades, alinhados com os objetivos propostos. As edições anteriores revelaram participantes muito diversos e esse é um objetivo a manter: escolas, associações, bibliotecas, clubes, meios de comunicação social, universidades, famílias…
- Quais os formatos dos projetos/iniciativas?
Todos os que os participantes escolherem (seminários; conferências; tertúlias; debates; entrevistas; notícias; podcasts; vlogs; músicas; desenhos; fotografias cartazes; vídeos), o limite continua a ser a criatividade.
- Quantas iniciativas podem ser registadas por cada participante?
Não há um número limite.
- Como registar as iniciativas/projetos? Através de um formulário de registo disponível na própria plataforma da iniciativa, que será apreciado pelo GILM e transformado numa ficha de registo que ficará publicada e visível no site.
Os participantes que quiserem partilhar resultados/evidências das suas atividades/projetos poderão enviar os materiais para o endereço 7diasmedia@gilm.pt, para que os mesmos possam ser associados e partilhados com a respetiva ficha de inscrição.
A iniciativa também tem presença nas seguintes plataformas: Facebook, Instagram e YouTube.
“Juntemo-nos aos 7 dias que já não vivem sem os media!”